domingo, 19 de janeiro de 2014

Google trabalha em lentes de contato inteligentes para ajudar diabéticos


Aparelho desenvolvido pelos membros do projeto Google X tem o objetivo de substituir os métodos tradicionais para medir a glicose do sanguePor Felipe Gugelmin em 17 de Janeiro de 2014
    Google trabalha em lentes de contato inteligentes para ajudar diabéticos(Fonte da imagem: Divulgação/Google)

    Enquanto o mundo da tecnologia parece obcecado em encontrar o “relógio inteligente perfeito”, os engenheiros do projeto Google X apostam em iniciativas bastante diferenciadas. A companhia anunciou na última quinta-feira (16) que está trabalhando na construção de uma “lente de contato inteligente” responsável por ajudar pessoas com diabetes a monitorar o nível de glicose em suas correntes sanguíneas.
    O projeto foi desenvolvido com a premissa de que os novos aparelhos se mostram menos invasivos e dolorosos do que métodos tradicionais, que tipicamente envolvem picar um dedo e testar gotas de sangue múltiplas vezes por dia. Idealmente, o sensor seria capaz de gerar uma leitura a cada segundo, emitindo alertas a partir do momento em que a quantidade de glicose do sangue começasse a cair — para isso, a companhia estuda colocar um LED minúsculo nas lentes.
    Babek Parziv, um dos cocriadores da novidade, exibiu em 2009 o protótipo de uma lente de contato capaz de medir sinais vitais, o que mostra que o novo gadget já vem sendo desenvolvido há um tempo considerável. Entre as empresas que já estudaram ideias semelhantes está a Microsoft, que apresentou um projeto do tipo desenvolvido em parceria com a Universidade de Washington em 2011.
    Embora não haja previsão de quando as lentes de contato inteligentes devem chegar ao mercado, a Google afirma que está trabalhando junto ao FDA (órgão regulador dos Estados Unidos) e outros parceiros para tornar isso possível. Caso o projeto saia dos laboratórios da empresa, a expectativa é a de que companhias interessadas vão poder projetar aplicativos próprios para oferecer ferramentas de medição ao público.


    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/saude/49230-google-trabalha-em-lentes-de-contato-inteligentes-para-ajudar-diabeticos.htm#ixzz2qsNrAjlK

    sábado, 18 de janeiro de 2014

    O “milagre” do coração fantasma

     
    Um dos maiores objetivos da ciência moderna é estender a vida humana ao máximo, só que, ao mesmo tempo, um dos maiores problemas que ela possui nessa luta é a falta de órgãos humanos para substituirmos as partes nossas com problemas, mas isso pode mudar, muito em breve.

    Coração doente

    heart
    O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo, pois basta uma pequena falha para que alguém morra ou sofra com sequelas graves. Por essa “fragilidade”, existe um número gigantesco de mortes ocasionadas pelo coração, chegando a 30% de todos os falecimentos no Brasil, um número que fica perto dos 300 mil por ano!
    grande maioria dos problemas existentes com o coração poderiam ser curados com um simples transplantes, porém não existem muitos corações disponíveis para a operação e muitas vezes, quando há o órgão disponível, ele não é compatível com a pessoa que precisa receber. Só que agora a ciência pode, enfim, ter encontrado a solução para esse grande problema.

    O coração fantasma

    11418048-large
    Esse coração não tem nada de sobrenatural, na verdade, os cientistas usam técnicas que removem todas as células musculosas do órgão, deixando apenas as fibras, o que gera umcoração branco, remetendo a um fantasma. Depois eles injetam células coronárias da pessoa, que pretende receber órgão, nesse “molde” natural. Com a passagem de alguns dias, essas células se reproduzem e geram um novo coração, o qual não sofrerá com problemas de rejeição.

    O melhor é que isso já foi conseguido em corações de ratos. Agora os pesquisadores pretendem reproduzir a técnica em porcos, pois o coração desses animais é praticamente igual a um humano. Se tudo der certo, em breve, viveremos em um mundo onde não faltarão corações para que precisa.

    Fonte: Minilua

    sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

    O incrível vulcão de lava azul


    Os vulcões são algumas das manifestações mais belas e perigosas da natureza. Mas como se isso não bastasse, eles ainda tem mais segredos para nos surpreender:

    O vulcão azul

    ku-xlarge
    Depois que a noite cai na Indonésia, mais precisamente em East Java, uma das coisas mais estranhas já vistas em nosso planeta acontece. O vulcão local continua despejando seus dejetos, porém, sem a luz do Sol, ele mostra sua verdadeira cara:
    Typical blue flames of sulfuric gaz Kawah Ijen
    Esse fenômeno estranho e belo ocorre, pois o vulcão é, na verdade, uma mina de puro enxofre, que acaba sendo lançado para fora a altas temperaturas, criando essa cloração azul brilhante.

    O dinheiro

    k01_00000077
    Enxofre é algo muito usado na indústria de alimentos, por isso esse espetáculo da natureza também é uma fonte de trabalho para muitos homens. No meio da noite, vários indonésios sobem o morro, se arriscando em meio aos gases tóxicos, para retirar alguns quilos de enxofre e vender para as empresas. Cada quilo vale 0,04 centavos de dólar, mas, com muito esforço, eles tiram alguns centenas de quilos por dia, dobrando seu miserável salário.
    As fotos desse vulcão, que parece ser de outro planeta, foram feitas por Olivier Grunewald, em um trabalho que levou trinta noites e gerou essas belas imagens, além de um documentário chamado KAWAH IJEN Le Mystère des Flammes Bleues (você encontra ele noYoutube, mas sem tradução).
    Confira um pouco mais do resultado desse grande trabalho:
    article-2537670-1A90C89700000578-472_964x641
    k07_00000029
    k13_00000027
    k17_00000076
    The night of the Serfdom of Sulphur, Kawah Ijen Volcano, Java, Indonesia<br /><br /><br />
La nuit des Forçats du Soufre, Volcan Kawah Ijen, ïle de Java, Indonésie


    article-2537670-1A90C96800000578-292_964x624


    Fonte: Minilua

    Curiosidades curiosas 1*

    Curiosidades curiosas 


    sabialogoPor mais que você conheça algo sobre algum assuntosempre existem coisas estranhas que ninguém sabe, ou jamais ouviu falar. Algumas dessas curiosidades são meio inúteis, porém bem interessantes.
    Por isso fizemos uma lista com diversas curiosidades curiosas, que podem não te ajudar em nada em sua vida, mas te farão uma pessoa mais sábia:
    a
    b
    c
    d
    e
    f
    g
    h



    quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

    Diga adeus ao aparelho



    Por  | Sala de espera – ter, 8 de out de 2013 09:00 BRT
    Aparelho ortodôntico é coisa do passado.Utilizar aparelhos ortodônticos por meses ou anos virou coisa do passado. Agora, novas técnicas de tratamento dentário garantem um sorriso perfeito e duradouro em poucos dias. Confira as novidades sobre o assunto.
    A odontologia evoluiu muito nos últimos anos. Atualmente existem aparelhos invisíveis, que possuem um tempo de tratamento muito menor. Essas placas invisíveis tem a função de movimentar os dentes em conjunto, por isso o tratamento é mais rápido.
    O uso do aparelho ortodôntico, seja ele o tradicional ou o mais moderno, tem como objetivo melhorar a função mastigatória do paciente e a estética. Em alguns casos, onde a função está correta mas é necessário melhorar a estética, existem alternativas de tratamento. Nos casos de pequenos diastemas (pequenos espaços entre os dentes) ou desalinhamento de dentes anteriores, a solução mais rápida e com um resultado estético excelente são as facetas de porcelana, lentes de contatoou pequenos pedaços de porcelana. Todos estes são colados à estrutura dental melhorando o formato, textura e cor em apenas alguns dias de tratamento, e não meses ou anos.
    O ideal para quem busca um sorriso perfeito é consultar um dentista especialista que possa orientar sobre o tratamento correto. Sempre buscando associar a beleza de um sorriso harmônico, com dentes brancos e alinhados, e uma função mastigatória correta.

    segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

    Cientistas comprovam a existência de DEUS

    Cientistas "comprovam" a existência de Deus com matemática e um simples notebook.



    Gödel-einstein-deus-numeros-existencia-the-history-channel
    Dois cientistas formalizaram um teorema sobre a existência de Deus, escrito pelo renomado matemático tcheco Kurt Gödel (1906-1978). O nome de Gödel pode não significar muito para alguns, mas entre os cientistas ele possui reputação semelhante a de Albert Einstein - de quem era um amigo próximo.
    Os cientistas da Universidade Livre de Berlim, Christoph Benzmüller e Bruno Woltzenlogel Paleo, realizaram um trabalho que teve como base o argumento ontológico (ciência do ser em geral) de Kurt Gödel, que propôs um teorema matemático para a existência de Deus. Por conta disso, a notícia foi veiculada, na última semana, pelo diário alemão Die Welt, sob a manchete “Cientistas provam a existência de Deus”
    Obviamente, uma ressalva significativa deve ser feita sobre a afirmação. Na verdade, o que os pesquisadores em questão dizem ter realmente comprovado não é a existência de um "Ser Supremo" em si, mas como o uso de uma "tecnologia superior" pode resultar em avanços em vários campos científicos.
    Gödel-einstein-deus-numeros-existencia-the-history-channelQuando Gödel morreu, em 1978, ele deixou uma teoria tentadora baseada nos princípios da lógica modal - que um ser superior deve existir. Os detalhes da matemática envolvidos na prova ontológica de Gödel são complicados, mas, na essência, o matemático argumentou que, por definição, Deus é aquele para o qual não poderia ser concebido um ser maior. E, enquanto Deus existe conceitualmente falando, ele poderia ser concebido como "o maior", se ele existisse na realidade. Portanto, para Gödel, Deus deveria existir.
    Apesar desta argumentação não ser exatamente nova na época que foi formulada pelo matemático, ele inovou ao escrever teoremas - pressupostos que não podem ser comprovados - como equações matemáticas sobre o assunto. E, a partir daí, isso poderia ser comprovado. 
    Aí entram Christoph Benzmüller e Bruno Woltzenlogel Paleo. Com o uso de um MacBook comum, eles mostraram que a prova de Gödel está correta - pelo menos em um nível matemático - por meio da lógica modal superior. Sua apresentação inicial, na publicação científica arXiv.org, recebeu o título de "Formalização, mecanização e automação de prova da existência de Deus de Gödel".
    E, a partir do fato que um teorema complicado foi comprovado com uso de um equipamento tecnológico de acesso ao público, isso abre "todos os tipos de possibilidades", declarou Benzmüller ao jornal Spiegel. "É totalmente incrível que, a partir deste argumento liderado por Gödel, tudo isso pode ser provado automaticamente em poucos segundos, ou até menos em um notebook padrão", disse ele.