quarta-feira, 9 de abril de 2014

Os maiores, mais fundos, os menores: Os recordistas da Terra

Nosso planeta é cheio de coisas incríveis, desde as mais pequenas até as maiores, passando pelas mais secas, até as mais frias. Enfim, existem diversos lugares que, além de terem suas curiosidades, são donos de alguns recordes extremos:

Lago Baikal

beautiful-baikal-lake-siberia-russia

Localizado ao sul da Sibéria, o Lago Baikal é um dos lugares mais belos de todo o mundo, mas a beleza não é o único atrativo. O Baikal possui a maior concentração de água doce superficial do mundo, contando com 20% de toda a água do planeta.
Outro recorde desse lago é a profundidade, que em seu ponto máximo chega aos 1642 metros. Acredita-se também que esse lugar possa ser o mais antigo representante dos lagos do mundo, porém isso ainda não foi confirmado.
O Lago Baikal possui uma população endêmica de 80%, algo que chama muita atenção. Seres endêmicos são aqueles que só existem em um lugar no mundo. Das mais de 2600 espécies que vivem no lago ou em volta dele, duas mil existem apenas por ali.

Maior montanha

monteeveresat
Essa todo mundo tem na ponta da língua: Everest. Mas a coisa não é tão simples. O Everest é a montanha mais alta apenas quando levamos em conta os montes que estão acima do nível do mar, porém, quando aceitamos a concorrência de quem vem mais de baixo, tudo muda.
O Mauna Kea é um vulcão inativo, localizado do arquipélago do Havaí. Quando medido desde sua base até o ponto mais alto, ele totaliza 10203 metros, enquanto o Everest fica com apenas 8844 metros.
Porém a discussão sobre a altura não para por aí. Ainda existe o Monte Chimborazo, que é dono de um recorde pouco comentado, mas bem interessante. Essa montanha, localizada no Equador, possui o ponto mais afastado do centro da Terra. Como nosso planeta não é uma esfera perfeita, alguns lugares são mais distantes do centro do que outros, algo que ocorre com a linha do Equador. Por isso, apesar de ter apenas 6268 metros, o Chimborazo é “quem” está mais longe do centro incandescente da Terra.

Challenger Deep

Challenger-Deep-Descending
Sempre que ouvimos falar sobre o lugar mais fundo do planeta, alguém cita a Fossa das Marianas e isso está totalmente correto. Porém, o ponto mais fundo dessa grande depressão é o Challender Deep, que está a 10971 metros abaixo da superfície do mar.

Angel Falls

Angel-Falls-6
Localizada no Parque Nacional Canaima, na Venezuela, a Angel Falls é a maior cachoeira do mundo. Sua altura é de 979 metros. A altitude é tanta que, em épocas de seca, a água pode começar a cair e evaporar antes de tocar o chão.

Fonte: Minilua

terça-feira, 8 de abril de 2014

Incríveis fenômenos da natureza

A natureza trabalha da maneira surpreendente, muitas vezes fazendo coisas que não parecem naturais, mas que, na verdade, são.

Sol Negro

115255phori_475_1
Nas regiões pantanosas da Dinamarca, um estranho nascer do sol ocorre todos os anos, durante o outono.
Em Jutland, os estorninhos costumam se reunir no caminho de seu destino migratório. Durante a noite, todos param e descansam até que o sol surge pela manhã. Nesse momento, algo incrível ocorre, pois as centenas de milhares de aves começam sua revoada, logo após o Sol surgir completamente no horizonte. Devido ao grande números de animais, o céu escurece, criando esse estranho e belo fenômeno chamado Sol Negro.
sort sol
sort-sol2
Sort Sol foto nr. 1.667013888954900


Pororoca

207_1pororoca0158
Entre os meses de fevereiro e março, um fenômeno sem igual no mundo ocorre no rio Amazonas. Quando as águas do oceano Atlântico se encontram com as do rio de maneira explosiva, uma onda gigantesca surge.
Podendo durar mais de meia hora, a Pororoca é uma atração para surfista de todo o planeta e também um perigo para aqueles que vivem por perto. A força destrutiva dessa onda é enorme, pois ela pode ter 12 metros de altura e é capaz de arrancar árvores inteiras do chão.
A origem do nome desse fenômeno vem do Tupi e que dizer “grande barulho destrutivo”. Isso não é atoa, pois é possível ouvir a Pororoca se aproximando meia hora antes da onda chegar.
assunto:
local:
data:
autor: Fabio Paradise/Pulsar Imagens
pbs.org
3


Tempestade de sujeira

6BD697F467F868CAC056789065FC97
Após um período de 9 mil anos, o vulcão Chaitin, no Chile, voltou a mostrar todo seu poder em 2008. A erupção de cinzas e lava chamou a atenção do mundo, mas os efeitos na atmosfera foram ainda mais incríveis.
A grande quantidade de partículas se movendo no ar gerou algo conhecido como “tempestade suja”, onde raios e trovões surgem no meio das cinzas, criando algumas cenas aterrorizantes e belas:
6e5cf2194381c1308959af9bc6a46c57
dirty thunderstorm
vulkaan-ijsland-bliksem


Cabras na árvore

goats1
Esse fenômeno é tão estranho que, a primeira vista, parece ser irreal, mas ele acontece de verdade. Em uma região árida do Marrocos, as cabras tem uma vida difícil devido a escassez de comida, por isso, com o passar do tempo, a evolução deu uma grande capacidade a elas: Subir em árvores.
goats-trees-1
tree-climbing-goats-morocco-thesuiteworld-3




segunda-feira, 7 de abril de 2014

Os animais mais raros do planeta #1

Todo o conjunto da vida na Terra passa por fases, onde alguns animais somem para outros surgirem. Só que agora, além da influência da natureza nesse processo, existe a mão do homem, que parece ter acelerado esse processo de extinção. Por isso existem muitas espécies ameaçadas em nosso planeta atualmente, sendo algumas das principais delas:

Bamboo Lemur

haring-david-bamboo-lemur-feeding-on-bamboo
Esse simpático animal comedor de bambu corre um enorme risco de extinção. O que sobrou dessa espécie, vivendo nas florestas chuvosas de Madagascar, totaliza apenas 100 animais.

Jamaica Rock Iguana

grandcaymanblueiguana
Esse animal, de tão raro, chegou a ser considerado extinto por volta dos anos 60, mas, felizmente, alguns sobreviventes foram encontrados na década seguinte e ainda existem alguns poucos sobrevivendo no meio das pedras.

Araripe Manakin

5054856768_082503581d
Esse é um pássaro brasileiro, que vive na floresta, mas que devido aos desmatamento dela anda sumindo. A coisa é tão ruim que sabe-se da existência de apenas 779 deles por aí, um número que cai rapidamente.

Roloway Monkey

ResizeImage
Esse simpático macaco, que antes vivia em toda a Costa do Marfim e Gana, hoje mal é encontrado no primeiro país, pois não existem mais Roloways ganenses.

Cuban Greater Funnel-Eared Bat

Natalus_stramineus1
Esse bichinho feio é um dos mais ameaçados do planeta, tanto que existem apenas 100 deles por aí.

Gooty Tarantula

Gooty_Tarantula,_Metallic_Tarantula_or_Peacock_Tarantula_(Poecilotheria_metallica)
Essa aranha, com uma beleza incomum, também sofre com o problema da extinção. Seu desaparecimento ocorre pelo fato de haver muito desmatamento e até mesmo a colheita de lenha lhe prejudica, pois as pessoas que lhe encontram no meio dos feixes, acabam matando a aranha por medo, apesar dela não ser capaz de fazer grande mal.

Angel Shark

Common Angel Shark 044
Parecendo uma mistura bizarra entre tubarão e arraia, esse ser, que antes habitava os mais diversos mares, cada vez se torna mais raro, devido a pesca.

Fonte: Mini Lua

As terríveis estatísticas do aquecimento global

Pode-se até discutir quanto a influência do homem é importante no aquecimento global, mas que ele é real, isso ninguém tem a mínima dúvida. E alguns números sobre essa elevação de temperatura global são alarmantes:

Os anos

Slide255
Quando pegamos todos os anos do século XXI e analisamos em comparação aos registros mais antigos de temperatura que temos, podemos notar que eles são mais quentes que a média das décadas passadas, ou seja, essa primeira década do século atual é a mais quente que nós temos registro.

O problema

Slide66
O dióxido de carbono é o grande vilão de toda a história. Nós jogamos 37 bilhões de toneladas a cada ano na atmosfera. Quando medimos as concentrações dessa substância em eras passadas, podemos ver que as taxas de dióxido de carbono são as maiores registradas há mais de 650 mil anos.

Extinção

Slide176
A extinção é algo comum em nosso planeta, tanto que 99,9% de todas as espécies que um dia andaram por aqui foram perdidas para sempre. Isso ocorre devido as mudanças climáticas, catástrofes naturais (como meteoros e supervulcões) e adaptações lentas dos seres.
E como a grande mudança climática atual é o aquecimento global, diversas espécies já sofreram com seu avanço. Acredita-se que mais de um milhão de espécies tenham sumido devido a brusca mudança de temperatura e que mais de 35% de todas as espécies de seres vivos do planeta sumam até 2050.

O gelo e o mar

Leaving Jakobshavn Isbrae
Conforme a Terra vai ficando mais quente, o gelo dos polos tende a diminuir, o que, consequentemente, afeta o nível dos oceanos. O gelo existente do Ártico já perdeu 30% de sua massa, enquanto isso os mares subiram em média 15 centímetros no mundo inteiro. E essa subida continua aumentando, no final do século teremos os mares subindo quase um metro.

Dinheiro e vidas

Slide217
O aquecimento global faz mal também aos humanos. O aumento nas temperaturas piora diversas culturas, como a da agricultura e também a criação de animais, tornando diversos produtos mais caros e difíceis de produzir. Além disso, os desastres naturais geram gastos de bilhões em todos os anos. A quantidade de furacões mortais duplicou nos últimos 30 anos e tende a piorar mais.
________________________________________________________________________
"Esse o é o mundo em que vivemos que já não aguenta mais tanta explorações, maldade e devastação, o fim se aproxima e podemos ver em todo lugar tanta maldade, violência e sinais do fim preditos por Jesus em Mateus 24. Jesus está voltando e o mundo está despreocupado, a natureza exausta agoniza e anuncia a breve volta de Jesus.
Vamos apegar e buscar a JESUS pois ELE é a fonte da vida e o que melhor podemos ter, a razão da nossa vida, nosso criador e salvador ."  Eu.